27/03/2017 - Campanha Salarial 2017 está a todo vapor!

O Sindicoes representa trabalhadoras e trabalhadores de mais de 25 conselhos de profissão e as datas-bases das negociações variam entre os meses de janeiro, março, abril e maio

Atenção categoria! O Sindicoes começou a protocolar as pautas de reivindicações, das servidoras e dos servidores de conselhos e ordens, da Campanha Salarial de 2017, desde o primeiro mês do ano.

As pautas para as negociações foram deliberadas pela categoria em assembleia do Sindicoes realizada no dia 19 de dezembro de 2016. Além dos reajustes salariais, as melhorias nas condições de trabalho e a luta contra todo tipo de assédio moral são destaques nas reivindicações da categoria.

Apesar de ser um ano difícil para toda a classe trabalhadora, com os agressivos ataques do governo Temer aos direitos trabalhistas, o sindicato segue firme e na luta por melhorias nas condições de trabalho, reajustes salariais e para assegurar benefícios à categoria.

“Algumas negociações já começaram e outras a diretoria aguarda apenas o início da data-base vigente. E nós seguimos na luta para garantir que não haja nenhum retrocesso nos direitos da categoria que o Sindicoes representa”, afirmou a presidente do sindicato. Ivana reforçou que a categoria também deve ficar atenta e responder às convocações do sindicato, quando for o caso.

“A força do Sindicato vem da categoria. A presença da categoria nas convocações do Sindicoes é de extrema importância. Isso é o combustível da nossa luta nas negociações com os patrões contra a precarização do trabalho, por melhorias nas condições de trabalho, contra as diversas formas de assédio e por melhores salários”, frisou.

O Sindicoes representa as trabalhadoras e os trabalhadores de mais de 25 autarquias, com datas-bases que variam entre os meses de janeiro, março, abril e maio.

Confira algumas das conquistas já garantidas pelo Sindicoes em acordos coletivos:

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES)

Piso Salarial de 2,25 salários mínimos.

Solicitação de adiantamento de 50% da primeira parcela do 13º salário a qualquer tempo.

Adicional noturno de 20%.

Vale-Alimentação e Abono Natalino de R$ 100,00.

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (COREN/ES)

Piso salarial equivalente a um salário mínimo oficial do Governo Federal.

Pagamento da primeira parcela do 13º salário no mês de fevereiro.

Vale-Alimentação de R$ 586,52.

Implementação da política de combate permanente ao Assédio Moral no ambiente de trabalho.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo – CREA/ES

Pagamento da primeira parcela do 13º salário em fevereiro ou no mês das férias.

Vale-refeição de R$ 660,00 e Vale-alimentação de 540,00.

Plano de Saúde (Unimed – plano especial) com 80% do valor da mensalidade custeado pelo Conselho.

Garantia de estabilidade, sendo vedada a dispensa de funcionários sem abertura de Processo Administrativo.

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (Crefito/ES)

Adicional noturno de 20%.

Premiação de 10% do salário, no mês de dezembro, por assiduidade.

Assistência médica e hospitalar (plano básico) as servidoras e aos servidores, com desconto de 1% no valor do total do plano básico.

Vale-refeição de R$ 462,00 e Vale-alimentação de R$ 100,00.

Estabilidade pré-aposentadoria e no processo eleitoral para cargos diretivos do Conselho.

Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região (CRESS/ES)

Piso salarial de 1,4 salários mínimo.

Jornada de 30 ou 20 horas semanais.

Plano de referência de assistência à saúde a categoria e aos dependentes legais, com desconto em folha de pagamento de 4,73% ao mês.

Vale-alimentação e abono natalino de R$ 474,54.

Auxílio-educação de 50%, na área de atuação no Conselho.

Auxílio-creche no valor de R$ 122,19.

Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo – (CRF/ES)

Assistência médica e odontológica para funcionários e funcionárias e seus dependentes de 1º grau, com desconto de no percentual máximo de 1% ao mês.

Vale-alimentação/refeição de R$ 902,00, para 8 horas diárias, e de R$ 451,00, para 6 horas.

Piso salarial de R$ 877,77.

Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região (CRP-16)

Vale-alimentação de R$ 660,00.

Aumento real de 2% sobre salários já reajustados de acordo com a cláusula reajuste salarial.

Assistência médica e hospitalar as funcionárias e aos funcionários e dependentes legais, com desconto em folha de pagamento no percentual máximo de 1% (um por cento) ao mês com relação aos funcionários, e desconto integral com relação aos seus dependentes.

Ordem dos Advogados do Brasil do Espírito Santo (OAB/ES)

Piso salarial de R$ 1.008,92.

Assistência médica e hospitalar para as servidoras e os servidores, cabendo à categoria arcar com 10% do valor devido.

Vale-alimentação de R$ 17,00 por dia útil ou trabalho.

Abono natalino referente ao valor do vale-alimentação do mês de novembro.

Auxílio-creche de R$300,00 por mês e filho.

Conselho Regional de Medicina Veterinaria do ES (CRMV/ES)

Piso salarial de R$ 823,26.

Vale-alimentação de R$ 425,00 e vale-refeição de R$ 20,00 por dia de trabalho.

Auxílio-creche equivalente a R$ 250,00, por filho de até 6 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Estabilidade de pré-aposentadoria com 36 meses anteriores a mesma.

Assistência médica e hospitalar (Unimed) aos funcionários e as funcionárias e dependentes legais, com desconto de 20% para a categoria e 50% para os dependentes ao mês.

Caixa de Assistência dos Advogados da OAB-ES (CAAES)

Piso Salarial R$ 1.021,64.

Assistência médica e hospitalar as funcionárias e aos funcionários e aos dependentes legais, com desconto na folha de pagamento de 1/3 do plano para a categoria e o valor integral para dependentes.

Adicional noturno de 20%.

Vale-refeição/alimentação R$ 352,00, R$ 16,00 por dia trabalho, para jornadas de 8 horas diárias.