28/05/2014 - SINDICOES - ES PARTICIPA DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO SINDICAL, REALIZADO NOS DIAS 02, 03 E 04 DE ABRIL DE 2014, FORTALEZA/CE

O SINDICOES esteve presente no II Congresso Internacional de Direito Sindical realizado em Fortaleza - CE, entre os dias 02 e 04 de abril de 2014, que teve como objetivo aprofundar a discussão sobre o sindicalismo brasileiro, considerando a realidade do trabalho e dos reflexos da crise econômica europeia, que ameaçam se alastrar pelos demais países. Temas importantes do cotidiano sindical foram discutidos, partindo da humanização do trabalho e das relações das entidades representativas com o Poder Público, sobretudo Ministério Público, Poder Judiciário e Ministério do Trabalho. O evento foi promovido pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O Congresso contou com a participação de peritos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que fizeram uma análise do direito de greve dos trabalhadores da iniciativa privada e da administração pública, assegurado na Constituição de 1988 e na Convenção nº 151 da OIT, dando ênfase ao diálogo e à democracia.