02/09/2012 - PLENARIA NACIONAL DA FENASERA COM A PARTICIPAÇÃO DO SINDICOES-ES

Nos dias 24 e 25 de agosto, a cidade de João Pessoa -PB sediou a Reunião Plenária Nacional organizada pela FENASERA - Federação Nacional dos Trabalhadores nas Autarquias de Fiscalização do Exercício Profissional, na qual contou com os delegados de base representando os Sindicatos de todo o Brasil. Pelo SINDICOES-ES estiveram presentes Ivana Lozer Machado, 1ª Secretaria Regional Sul/Sudeste da FENASERA e Presidente do SINDICOES e Claudio Von Jess Dauzacker membro do Conselho Fiscal da FENASERA e Vice Presidente do SINDICOES-ES.

Foram Abordados os Temas:

- Discussão e aprovação do Regimento Interno da FENASERA;

- Definição do local e data do CONASERA, a ser realizado em 14, 15 e 16 de março de 2013, na cidade de Belém –PA.

- Demandas Jurídicas ( Regime Jurídico Único – RJU ). O advogado Sebastião Baptista Affonso esteve presente no encontro para explicar, de forma clara e objetiva, a atual posição dessa demanda junto ao Poder Judiciário. Questões como a diferenciação comparativa para os casos de Aposentadoria, Assistência Médica, Previdência Social e Estabilidade entre os modelos CLT e RJU foram amplamente discutidas. Na análise do advogado, a implantação do RJU é apenas questão de tempo e de definição de alguns pontos e que, de fato, o reenquadramento profissional será realidade próxima. Ações como planejar e mapear a questão do RJU no Brasil, que está sob a responsabilidade da FENASERA desde do 1º Seminário Nacional realizado, deve servir de fonte para futuras ações em consonância com todos os sindicatos da categoria no País. Da mesma forma foi consenso que deve ser contratado profissional para dedicação exclusiva ao processo, inclusive no trânsito político que a busca desse resultado requer.

- A Pauta de Reivindicações 2013, será apresentada no próximo CONASERA.